Segurança
O modelo de SMB define dois níveis da segurança:
- Nível de Compartilhamento. A proteção é aplicada no nível de compartilhamento com o servidor. Cada compartilhamento pode ter uma senha, e necessidades de um cliente ter somente essa senha para alcançar todos os arquivos sob essa parte. Este era o primeiro modelo da segurança que SMB teve e é o único modelo da segurança disponível nos protocolos do núcleo e do CorePlus. Windows para vserver.exe dos Workgroups executa a segurança nivelada do compartilhamento por padrão, como o Windows 95.
-
- O usuário Level.Protection é aplicado a os arquivos individuais em cada parte e baseado em diretivas de acesso de cada usuário. Cada usuário (cliente) deve logar autenticado pelo servidor. Quando autenticado, o cliente está dado um UID que deva apresentar em todos os acessos subseqüentes ao usuário.
-
A grande limitação do Samba é não poder FILIAR-SE, como SERVIDOR, a um DOMÍNIO, pois tal faculdade depende do protocolo SAM, cujo modus operandi não é divulgado pela Microsoft. Especificamente, o Samba não pode:
Ser BDC de um domínio NT, pois para ser BDC o Samba teria de ter acesso ao SAM do PDC;
Ser um servidor agregado, cujos recursos e permissões são gerenciados de forma centralizada no PDC.