Relatório 4 - Redes Computacionais e Sensores sem Fio

Palestrante: Antonio Loureiro


A comunicação sem fio teve em sua origem na Grécia antiga onde as fogueiras eram utilizadas como fontes de mensagens a longa distancia. O problema desse método de comunicação era que o numero de mensagens era limitada de mais para uma comunicação eficiente. Depois disso ainda houveram os telégrafos ópticos e outras invenções com a mesma finalidade.


Depois da invenção da internet, o processo de comunicação se deu vertiginosamente rápida e contagiante. A internet se popularizou rapidamente e acabou se tornando parte não só dos hábitos de grandes empresas, mas também de usuários domésticos, tanto para comunicação, como também para informação, trabalho, lazer, dentre outros. A partir desse momento o conceito de Rede como é conhecido hoje, começou a ser inventado.


As redes computacionais não conectam somente computadores. Atualmente apenas 1 em cada 10 processadores produzidos vai para um computador. Os outros 9 são distribuídos em acessórios como PDAs, celulares, navegadores e etc.


Com esses novos tipos de tecnologia, a humanidade esta cada vez mais "Conectada" com o mundo, fazendo com que qualquer um, em qualquer lugar, esteja sempre integrado com as noticias e muito mais.


Também foi um dos tópicos os sensores sem fio que são pequenos dispositivos que capturam dados sobre um ou vários fenômenos que ocorrem em uma área de ambiente físico pré-definida. São capazes de detectar, por exemplo, a presença de elementos químicos (em rios, lagos, auxiliando no controle da poluição), variação de temperatura (sendo importantes no combate à focos de incêncio), pressão, umidade, etc.


Como foi dito, o papel das redes é fundamental na troca de informações, e por isso, é claro, se torna fundamental para toda a área de tecnologia da Informação. Na UFMG, é oferecida aos graduandos em Ciência da Computação a disciplina "Rede de Computadores", no sexto período, e "Engenharia de Aplicação em Rede" como disciplina optativa.

Links:

  • Redes - Redes de Computadores aqui.
  • Redes de Computadores - Noções Básicas aqui.