Relatório 3 - Visão Computacional e Robótica Móvel - parte 1
Palestrante: Mario Campos
Tivemos a terceira palestra com o próprio professor da disciplina, o Professor Mario Campos, que faz parte do Laboratório de Visão Computacional e Robótica no DCC.
Nessa palestra o Professor Mario nos apresentou os conceitos de Visão Computacional, bem como Robótica Móvel, onde a Visão Computacional consiste em desenvolver tecnologias para a construção sistemas artificiais que conseguem obter informações de imagens e de estruturas em 3D. Com isso podemos, através de imagens em 2D, criar Modelos em 3D que podem ser manipulados amplamente, desde cor até tamanhos e espeçuras. Temos vários exemplos de Visão Computacional em Filmes que usam Computação Gráfica para explosões e manipulações de cena.
O Professor também nos disse sobre aplicação de Visão Computacional a Robótica Móvel, que com o uso de câmeras, sensores e outros dispositivos é possível que um Robô se localize no espaço, saiba sua posição e "enxergue" a sua volta, podendo assim se locomover ao longo de uma sala por exemplo, com obstáculos que podem ser desde lixo jogado no chão até mesas e cadeiras.
Vimos também que a palavra Robô não tem uma única definição, mas Robô pode ser várias estruturas, desde um carrinho até algo humanóide.
A palavra Robô foi introduzida pelo escritor Karel Capek em sua peça "R.U.R" (Rossum's Universal Robots), encenada em 1921. O termo "Robô" vem da palavra checa "robota", que significa "trabalho forçado". Mas só quase 30 anos depois a palavra fica famosa através do escritor Asimov,que é considerado o pai da Robótica, que escreveu o livro "Eu, Robô".
Antigamente na robótica, pensava-se que grandes atualizações aconteceriam na ordem de 2 atulizações por ano, o que recentemente foi contrariado, já que a robótica está avançando cada vez mais e com cada vez mais velocidade, superando até atualizações como as dos processadores dos computadores.
As pessoas estão cada vez inventando novos Robôs que podem muitas vezes fazer trabalhos que humanos fazem, estão cada vez mais querendo deixar os robôs mais paracidos com os humanos. Robôs fazem tanto sucesso que aparecem até em propagandas de TV. Assista em:
Links: